quarta-feira, 13 de março de 2013

M/M (Paris): saiba mais sobre os designers preferidos dos fashionistas!

Michael Amzalag e Mathias Augustyniak são os nomes por trás do M/M Paris - clica na foto pra conferir mais do trabalho incrível deles!
Michael Amzalag e Mathias Augustyniak são os nomes por trás do M/M Paris - clica na foto pra conferir mais do trabalho incrível deles!

Você conhece o M/M (Paris)? Talvez não os reconheça por nome, mas provavelmente já viu algum trabalho deles por aí. Mathias Augustyniak e Michael Amzalag são os dois franceses por trás desse estúdio de design, que está há mais de 20 anos no mercado sempre colaborando com o mundo da moda – seja com grandes grifes, comoBalenciaga e Givenchy, ou com grandes fotógrafos, como a dupla Inez & Vinoodh.

7213portfoliommparis5
Esse foi o convite do último desfile masculino da Givenchy, de outono-inverno 2013/14, inspirado pela coleção de Riccardo Tisci - a dupla conheceu o estilista ainda quando ele não trabalhava pra marca, levando os 2 designers pra lá depois de assumir a direção criativa da etiqueta

Eles se conheceram quando estavam na universidade, em Paris, em 1988. Criaram o M/M (Paris) em 1992. Seus 1ºs trabalhos eram principalmente relacionados à música, criando capas de discos – coisa que fazem até hoje, com Björk e Madonna entre os nomes que estão no portfólio. Já em 1993 eles começaram a colaborar com estilistas e marcas. A 1ª foi a Y’s by Yohji Yamamoto, a 2ª linha do japonês, e a partir daí começaram longas colaborações com Jil SanderCalvin KleinThierry Mugler e com o próprio Yohji.

7213portfoliommparis10
E o último do desfile de alta-costura - eles, aliás, tem até um livro só com os convites da grife, chamado "The Givenchy Files", à venda na loja online do estúdio

Com uma verdadeira obsessão pela tipografia, a dupla já criou alfabetos incríveis, de todas as formas possíveis: letras com rosto e corpo de modelos, um alfabeto daPrada, diversos tipos de caligrafia e o que mais você possa imaginar. Tudo isso fez com que em 2001, através de Marie Amélie-Sauvé que trabalhava pra “Vogue” Paris, eles fossem apresentados pra Carine Roitfeld. Assim, passaram a integrar a equipe da revista como diretores de arte. O M/M (Paris) saiu de lá em 2003 e já passou por outras publicações na mesma função: “Interview“, “Purple Magazine“, “Arena Homme +“…

7213portfoliommparis9
No site, também dá pra comprar esses e outros pôsteres; aqui, imagens da campanha de outono-inverno 2002/03 da Balenciaga

Em 2012, quando completaram 20 anos de trabalho, eles fizeram um livro, o “M to M of M/M (Paris)”, que reúne toda a trajetória da dupla. Esse livro, aliás, acaba de ganhar uma reedição americana, que pode ser encontrada na Amazon. Mas retrospectivas da dupla já haviam ocupado museus, como a que aconteceu em 2008 no Centre Pompidou, outra no Guggenheim e ainda outra no Palais de Tokyo. Alguns de seus trabalhos estão à venda na loja online do estúdio, como pôsteres, revistas e outras impressões – e com entrega pro Brasil pra quem se interessar! Abaixo você confere um pouco mais sobre o trabalho superbacana desses franceses – confira!

7213portfoliommparis8
Eles já trabalharam muitos anos com Nicolas Ghesquière e a stylist Marie Amélie-Sauvè na Balenciaga, sendo ela quem apresentou os 2 pra Carine Roitfeld e abriu as portas pra eles na "Vogue" Paris

7213portfoliommparis11
E, aqui, exemplo do trabalho deles no período que foram os diretores de arte da revista

7213portfoliommparis4
Björk na capa da "Interview", quando os 2 trabalharam lá

7213portfoliommparis7
Eles sempre colaboram com a cantora, tanto que assinaram a capa do último disco dela, "Biophilia"

7213portfoliommparis6
Anúncio da Calvin Klein Jeans, de 2002

7213portfoliommparis3
Marc Jacobs posou pra um cartão postal do estúdio. Você ia gostar de recebê-lo em casa?

7213portfoliommparis1
O trabalho de tipografia da dupla é um show à parte

7213portfoliommparis12
E esse é o "The Pradalphabet", que foi um alfabeto que criaram pra grife italiana e estampou camisetas exclusivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário